O Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BM) resgatou nesta segunda-feira (4), em Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, um filhote de jacaré-de-papo-amarelo. O animal estava em um canteiro de obras no bairro Cristal.
De acordo com a BM, foram pessoas que trabalhavam na obra que viram o jacaré e entraram em contato por telefone com a polícia por volta das 16h. Uma equipe do Batalhão Ambiental foi ao local, encontrou o animal e fez o resgate.
O bicho foi encaminhado ao Hospital Veterinário da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) de Erechim, onde passaria por avaliação antes de ser devolvido à natureza, caso isso fosse possível.
O filhote tem cerca de 50 centímetros. Segundo dados da Fiocruz, quando adultos, os jacarés dessa espécie podem chegar a medir até três metros de comprimento e viver até 50 anos. No entanto, estão na lista de extinção pela destruição de seu habitat.
Caso pode estar ligado a época de reprodução
Em entrevista à RBS TV, a bióloga da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Sônia Cechin, apontou que o aparecimento de jacarés em áreas urbanas pode ter relação com a época de reprodução e com a cheia de rios e açudes no estado.
Em caso de avistamento, a população deve manter distância e acionar o Batalhão Ambiental da Brigada Militar por meio do telefone 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Fonte: G1