A expectativa que se tinha de publicação do edital de concessão do Aeroporto Lauro Kortz para esta quinta-feira (15) não se confirmou. A data havia sido anunciada pelo governador Eduardo Leite.
A informação é de que está ocorrendo a definição de trâmites internos para que aconteça a divulgação – a qual não tem nova data prevista para acontecer.
Após a publicação do edital, haverá a realização de leilão. O consórcio vencedor da licitação irá administrar o terminal por 30 anos e deverá realizar o investimento de R$ 101 milhões na infraestrutura.
Ainda haverá a publicação do edital para obras também no Aeroporto Sepé Tiaraju, de Santo Ângelo, na região das Missões.
Adota-se o modelo de concessão patrocinada. Haverá, posteriormente, a cobrança da tarifa dos usuários pela prestação dos serviços. Além disso, cabe ao Estado do Rio Grande do Sul o pagamento da contraprestação, a fim de complementar os valores previstos em edital. Por meio das secretarias de Logística e Transportes e de Parcerias e Concessões, o governo aportará R$ 29 milhões.