Grupo Planalto de comunicação

Câmara articula convênio para custear exames não cobertos pelo SUS

Foto: Comunicação Digital/CMPF

Fortalecer a rede de atendimento aos pacientes diagnosticados com câncer é um dos principais objetivos da Embaixada da Luta Contra o Câncer instalada na Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo, que, nesta semana, articulou mais uma importante ação pela causa.

Nesta quinta-feira (15), Dia Mundial de Combate ao Câncer na Infância, o presidente da Câmara de Passo Fundo e Embaixador da Luta Contra o Câncer do Instituto Pietro, vereador Saul Spinelli (PSB), conduziu uma reunião entre o prefeito de Marau, Iura Kurtz, e representantes do Centro de Oncologia Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), a pesquisadora Luziane Fabiani e o coordenador, Dr. Pablo Santiago. Na oportunidade, o Município de Marau e a instituição hospitalar firmaram um acordo para a assinatura de um convênio que irá atender uma importante demanda dos jovens pacientes em tratamento.

O convênio prevê que a prefeitura de Marau custeie os exames dos pacientes em tratamento de câncer no HSVP, que não são pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “São exames de biologia molecular, para alguns tipos específicos de câncer, que são importantes no tratamento das crianças e adolescentes, mas que não tem cobertura pela tabela SUS e, para garantir que eles sejam feitos em todos os pacientes, o Hospital acaba arcando com o custo desses exames”, explicou Luziane.

Dr. Pablo Santiago reforçou a importância desses exames, “que são fundamentais para algumas decisões e tratamentos dessas crianças e adolescentes diagnosticados com a doença, então, a gente agradece muito essa iniciativa da prefeitura de Marau, que se torna pioneira nesse tipo de convênio com o Hospital São Vicente, beneficiando nosso Centro Oncológico Infantojuvenil, esperando que outros municípios sigam o exemplo e se juntem a nós”, salientou Santiago.

O prefeito Iura Kurtz destacou o trabalho que tem sido realizado pela Embaixada na Câmara de Vereadores de Passo Fundo e o Instituto Pietro, no sentido de fortalecer a rede de atendimento das crianças e adolescentes com câncer. “Marau está firmando essa importante parceria com o Centro de Oncologia Infantojuvenil, que atende toda a região norte e nordeste, passando a pagar os exames das crianças internadas, que não estão na tabela SUS, o que representa um compromisso para garantir o melhor tratamento possível e qualidade de vida para elas”, reforçou Iura.

O presidente da Câmara, Saul Spinelli, comemorou mais uma conquista, resultado das ações que vêm sendo promovidas pela Embaixada da Luta Contra o Câncer, em conjunto com o Instituto Pietro e demais instituições que atuam no enfrentamento da doença. “É com muita alegria que comemoramos mais um grande avanço na batalha contra o câncer. Junto com o Hospital São Vicente de Paulo e a prefeitura de Marau, nós consolidamos o pagamento daqueles exames que não estão na tabela do SUS, uma garantia que a equipe médica tem para tratar ainda melhor os nossos pacientes, crianças e adolescentes”, reforçou.

A assinatura do convênio está prevista para o próximo mês de março.

Centro Oncológico Infantojuvenil

O Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP é referência para 226 municípios da região norte e missioneira do Estado, com uma população de 2,5 milhões de habitantes. Em média, cerca de 20 pacientes são internados todos os dias e mais de 100 pacientes passam por atendimentos no local, semanalmente.

Fonte: Comunicação Digital/CMPF

Facebook
Twitter
WhatsApp