Grupo Planalto de comunicação

Supremo Tribunal Federal decide nesta quarta se mantém presidente da CBF no cargo Ednaldo Rodrigues foi reconduzido ao cargo na Confederação Brasileira de Futebol por liminar do ministro Gilmar Mendes

Foto: CBF (Divulgação)

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar nesta quarta-feira (24) a permanência de Ednaldo Rodrigues na presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os ministros vão decidir se derrubam ou não a liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes que reconduziu o dirigente baiano ao cargo máximo da entidade.

Ao mesmo tempo que decidem a manutenção de Ednaldo no comando da CBF, o plenário do STF também vai julgar se a determinação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que destituiu o dirigente do cargo no dia 7 de dezembro de 2023 é válida ou não.  Caso a liminar seja derrubada, novas eleições serão convocadas para escolher o novo mandatário da entidade.

Em 2018, o Ministério Público do Rio de Janeiro moveu uma ação contra a CBF por entender que o estatuto da entidade estava em desacordo com a Lei Pelé, que previa peso igualitário entre federações e clubes. Porém, no meio do caminho, o então presidente da CBF, Rogério Caboclo, foi afastado do cargo por causa de denúncias de assédio sexual.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp