O deputado Diógenes Baseggio (PDT) realizou, na tarde desta terça-feira (07), a entrega medalha da 53ª Legislatura à Academia Passo-Fundense de Letras (APL), que no dia 07 de abril de 2013 completou 75 anos. A solenidade, ocorrida no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, contou com a presença do presidente, em exercício, do Legislativo gaúcho, deputado Paulo Odone (PPS) e contou com a participação do presidente da Academia, Osvandré Lech, além de diversas autoridades, deputados e integrantes APL.
Para Basegio, que é membro da APL desde 2010, a homenagem do parlamento é um reconhecimento à excelência da atuação da Academia que atua buscando contribuir para o desenvolvimento da educação e cultura no Rio Grande do Sul, a partir de incentivo à leitura e ao estudo da literatura. “Cabe aos nossos escritores continuar a produzir incessantemente, a aumentar o público leitor, a contribuir na erradicação do analfabetismo onde quer que ele esteja, a apoiar o fomento a políticas de incentivo ao hábito de leitura, no propósito de favorecer ainda melhor educação formal a nossa população”, destacou.
Em seu pronunciamento, o deputado frisou que integrantes da Academia , sempre proativos e através de trabalho voluntário, tiveram importante participação na construção da história de Passo Fundo. Entre as principais ações que a APL integrou, Basegio destacou a atuação da implantação da biblioteca pública, da fundação do primeiro CTG da cidade, o Lalau Miranda, do primeiro grupo de trabalho para a estruturação da Roselândia e das discussões que culminaram na criação da Universidade de Passo Fundo, da consolidação da rede de ensino e da titulação de Capital Nacional da Literatura.
Fonte: Assessoria / Assembleia Legislativa.











