O dia 18 de maio é o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e em Passo Fundo, algumas entidades e órgãos de defesa das crianças e adolescentes preparam uma ação para lembrar a data. Na tarde de segunda-feira, 4, ocorreu uma reunião na sala do comando do 3º Regimento de Polícia Montada (3º RPMon) da Brigada Militar, que envolveu a própria Brigada, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), o Centro de Estudos e Proteção à Infância e à Adolescência (Cepia), o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas), Secretaria Municipal de Educação, a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ª CRE), Ministério Público, Juizado da Infância e da Juventude e a Secretaria de Segurança Pública do município de Passo Fundo.
De forma integrada, todos os órgãos e entidades mencionados acima, decidiram por uma ação, que deve acontecer entre às 13h30 e às 17h30 de segunda-feira, 18, na Praça do Teixeirinha, bem no Centro de Passo Fundo. Além dessa ação, todos os participantes estão fazendo um grande esforço para divulgar o Disque 100, uma linha gratuita, criada para que a população, de forma anônima, possa fazer as denúncias de agressões e abusos contra crianças e adolescentes.
O tenente-coronel Fernando Carlos Bicca, comandante do 3º RPMon, diz que essa é uma ação muito importante para orientar a população e que, infelizmente, muitos dos casos que acontecem, não são denunciados. “Os casos de abusos sexuais de crianças e adolescentes acontecem em grande parte, dentro das próprias residências, com as pessoas que são próximas dessas vítimas. É preciso que, cada vez mais aconteça a denúncia, para que se possa ter ações de combate a essas práticas e vamos orientar a população para que denuncie”, afirma.











