O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta quinta-feira (9) mais 116 voos semanais para aeroportos regionais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em função do fechamento do aeroporto Salgado Filho, na capital Porto Alegre.
Com os novos voos, o número de passageiros que podem ser transportados vai ser ampliado em 13 mil. Hoje, a capacidade nos aeroportos regionais é de 7 mil.
Os aeroportos com ampliação de voos são:
Caxias do Sul: com 25 novos voos semanais;
Santo Ângelo: 2 novos voos semanais;
Passo Fundo:16 novos voos semanais;
Pelotas: 5 novos voos semanais;
Santa Maria: 2 novos voos semanais;
Uruguaiana: 3 novos voos semanais.
Canoas: 35 novos voos semanais e 5 diários;
Florianópolis 21novos voos semanais;
Jaguaruna: 7 novos voos semanais.
A base de Canoas é operada pela Força Aérea Brasileira (FAB). Por causa do fechamento do aeroporto de Porto Alegre, a base vai começar a receber voos comerciais, sendo operada pela Fraport –que detém a concessão do aeroporto Salgado Filho, na capital.
Segundo o ministro, a concessionária vai organizar a logística de transporte comercial e só então deve receber a capacidade autorizada de voos.
O aeroporto de Porto Alegre está fechado desde o último dia 3 devido ao alagamento causado pela elevação das águas do lago Guaíba. Na segunda-feira (5), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou a suspensão das operações por tempo indeterminado.
Voos extras de 14 a 30 de maio
- Guarulhos a Passo Fundo: diariamente às 8h55min, chegada às 10h35min
- Passo Fundo a Garulhos: diariamente às 11h30min, chegada às 13h