Grupo Planalto de comunicação

Acusados de matar pai e filho em briga de trânsito serão julgados hoje

Sentará no banco dos réus  amanhã, 11, de março de 2014, (terça – feira), com início às 9 horas no salão do Júri de Passo Fundo,  Domilto Rodenko e seus três filhos, Valdecir Rodenko, Idocir Rodenko e Valmir Rodenko, acusados pela morte de Magno Luís Gasparin e seu filho Matheus de Souza Gasparin, e por duas tentativas de homicídio contra Jéferson Gasparin e Marcus Chiarello,

 O fato ocorreu no dia 24 de fevereiro de 2012, por volta das 18h00, na Avenida Porto Alegre nº. 350, Bairro Vera Cruz em Passo Fundo. Os proprietários de uma oficina mecânica Magno Luís Gasparin, 45 anos, e Matheus Gasparin, 23 anos (pai e filho), ouviram gritos e xingamentos vindos da rua. Uma dupla em um Vectra ameaçava o vizinho dos dois, de 78 anos, que havia interrompido o trânsito, sem querer, enquanto manobrava seu veículo. Os acusados ainda respondem por porte ilegal de arma de fogo com numeração e identificação suprimida.

 Magno Luís Gasperin, através de palavras, evitou uma agressão de Valcir Rodenko contra o ancião Noé  José Tolentino, que manobrava o seu carro, saindo da garagem.  Diante dos fatos, Valcir embarcou em seu automóvel esbravejando, comunicando à Brigada Militar que  esteve presente, anotando os participantes do incidente e marcando a data da audiência.

 Após a saída da Brigada Militar, já por volta das 18h30min, quando estavam fechando a oficina Idocir, circulando em frente ao estabelecimento, abalroou o carro da vítima, Magno, que estava guardando na oficina. No momento surgiu outro veículo e mais uma moto, em que estavam os demais corréus, esses armados com revólver e facas.

O crime foi praticado mediante recurso que dificultou a defesa das vítimas (emboscada e surpresa), conforme denúncia do Ministério Público, pois os fatos ocorreram quando elas fechavam o estabelecimento (oficina). Um dos réus passou a efetuar disparos de arma de fogo, acertando Magno no peito, e, após, atingido por golpes de arma branca, enquanto seu filho Matheus foi atingido por um tiro na cabeça e golpes de faca.

O irmão  Jeferson Gasparin também foi atingido por golpes de faca, mas sobreviveu, juntamente com o empregado Marcus Chiarello, que também foi ferido com disparos de arma de fogo e golpes de faca. Em ato contínuo, a polícia fez buscas na região e prendeu os irmãos Valmir, Valdecir e Idocir Rodenko. O pai Domilto Rodenko, que seria o atirador, conseguiu fugir. Na casa dos suspeitos foram encontrados  um revólver 38 e uma faca.

 Todos estão presos no Presídio Regional de Erechim e irão a julgamento nesta terça-feira,17, de março por duplo homicídio qualificado, duas tentativas de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.

 O julgamento será presidido pelo Magistrado, Dr. Juiz Dr. Mauricio Ramires. Na promotoria atuará Dr. Marcos Petry,  tendo como assistente a acusação o advogado Jabs Paim Bandeira. Pela defesa dos réus atuarão os advogados Ramiro Kunze (assistindo a Domilto Rodenko e Idocir Rodenko)  e João Cristivão Zanin Zanella  (defesa de Valcir e Valmir Rodenko).

Facebook
Twitter
WhatsApp