O agricultor Helinton Santos da Silva, de Santa Margarida do Sul, município da campanha gaúcha, foi multado nessa quinta-feira(18), por estar conduzindo um trator e uma plantadeira numa estrada do interior do município.
O fato chamou a atenção por ser uma estrada municipal, de chão batido, e por ter sido abordado por uma patrulha ambiental da Brigada Militar, que em regra age contra crimes ambientais.
O policial se baseou na resolução 912/22, que limita o tráfego de máquina agrícola com apenas 2,80 metros de largura. A referida máquina tem 4,45 metros de largura.
O advogado especialista em trânsito e comentarista das rádios Planalto, Gilmar Teixeira Lopes, disse que essa resolução exige autorização para a condução de máquina superior a 2,80m de largura, 4,40m de altura e 15m de comprimento, além de batedor, mas lamentou a falta de sensibilidade da autoridade numa via que em tese não oferecia riscos.
Esclareceu também que a lei não faz distinção entre estrada pavimentada e não pavimentada, apenas fala em via pública. A autorização teria que ser da prefeitura, nesse caso.