No dia 14 de janeiro a reportagem da Rádio Planalto AM 730 foi conferir a situação de um agricultor, que há mais de 20 anos residia em uma área de 26 hectares junto à BR-285, nas proximidades da Efrica. Pedro Longhi, 63 anos, foi despejado e teve seus pertences retirados do local por funcionários da Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas). A alegação na época era de que a área havia sido doada a uma rede de farmácias para que ali fosse instalado seu centro regional de distribuição de produtos e medicamentos.
A doação inclusive teria sido aprovada pela Câmara de Vereadores. Pedro reclamava que havia sido retirado do local à força e com bastante truculência por parte dos funcionários da Codepas e de que suas roupas e demais pertences haviam sido jogados junto às baias dos cavalos na sede do Sindicato Rural de Passo Fundo, que fica em frente ao local onde ele estava residindo. O gado e as ovelhas pertencentes a Pedro, continuam nas mangueiras do Sindicato Rural. Dois meses e meio após o seu despejo e a retirada de seus pertences daquele local, Pedro continua lá. A reportagem retornou ao local na manhã de sexta-feira, 28 e comprovou a situação em que vive o agricultor.
Sem casa e sem energia elétrica, Pedro passa os dias e as noites junto à sua Ford/Pampa. No local ele tem um trator e uma plantadeira. Ele fez o plantio da soja no local, mas diz que pelo menos 30% da lavoura foram perdidos em função do ataque das lagartas. Ele diz que o material que ele tinha para fazer o tratamento da lavoura também foi levado em janeiro e por isso ele não teve como fazer as aplicações. A mulher de Pedro faleceu há algum tempo, vítima de câncer e ele não tem filhos para que possam lhe dar suporte. O fato que chamou à atenção da reportagem na manhã de sexta-feira, 28, foi a presença de três seguranças para impedirem que Pedro vá novamente para o local onde estava sua residência.











