Na manhã desta terça feira (16), centenas de trabalhadores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) e Levante Popular da Juventude ocuparam o pátio da Receita Federal, conhecido como Chocolatão, na avenida Loureiro da Silva, em Porto Alegre, onde permanecerão acampados por tempo indeterminado.
A mobilização dos agricultores integra as ações do “Abril Vermelho” para lembrar neste mês o massacre de Eldorado do Carajás, no Pará, ocorrido no dia 17 de abril de 1996 e que culminou com o assassinato de 19 camponeses em confronto com policiais.
Os agricultores reivindicam a criação de uma Política Nacional Camponesa que apresente alternativas aos limites enfrentados no campo para acesso aos conhecimentos, à saúde, à moradia, ao saneamento básico, ao lazer, à cultura, bem como, garanta as condições técnicas produtivas para a produção de alimentos saudáveis.
Outros pontos de pauta são a realização da reforma agrária, a renegociação das dívidas dos pequenos agricultores, a desbancarização do crédito agrícola e a compensação ambiental aos camponeses pela preservação da natureza.
Foto: Vinicius Roratto / CP