As lideranças de sindicatos da Regional Sindical Passo Fundo, que representam trabalhadores rurais de mais de 20 municípios, estão mobilizadas contra a instalação do sistema de pedágio Free Flow nas rodovias ERS-129 e ERS-324, previstas no Bloco 2 de concessões do Governo Estadual.
Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (28/03), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Passo Fundo, os representantes das entidades concordaram com uma declaração conjunta contra a proposta do Governo do Estado.
O principal motivo é o impacto negativo que os pedágios terão sobre o custo de vida e o escoamento da produção agrícola da região, com o aumento das despesas dos agricultores e prejuízos à economia local. Estudos preliminares apontam que os valores praticados poderão transformar as tarifas desses pedágios nas mais caras do país, conforme alerta o setor logístico regional.
“A situação é preocupante. Além da cobrança excessiva para nossos agricultores, esses pedágios são uma à sustentabilidade financeira das famílias que vivem no campo e à economia de toda a região, pois elevarão os custos dos deslocamentos entre nossos municípios. São muitos pontos de pedágio para trechos tão curtos de asfalto”, afirma a coordenadora da Regional Sindical Passo Fundo e presidente do STR Passo Fundo, Marinês Scapini Penz.
A declaração pode ser encaminhada a prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais em busca do apoio dos representantes políticos, bem como às autoridades estaduais responsáveis pela decisão, com o objetivo de reforçar o posicionamento dos agricultores e exigir soluções que respeitem a realidade econômica e social do interior do Estado. “Precisamos de alternativas viáveis que garantam infraestrutura adequada sem penalizar quem produz o alimento que chega às mesas gaúchas, o valor que está sendo proposto pelo Governo é inadmissível, isso precisa ser repensado com urgência”, complementa a presidente Marinês.