Grupo Planalto de comunicação

Agronegócio responde por 40% do PIB gaúcho, aponta Radiografia 2025 Publicação lançada na Expointer destaca protagonismo do RS na produção de grãos, carnes e lácteos, mas alerta para gargalos logísticos e climáticos

Foto: Elstor Hanzen/Ascom Expointer

O agronegócio segue como principal motor da economia do Rio Grande do Sul, responsável por cerca de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. O dado integra a revista Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2025, lançada nesta terça-feira (2) no estande do governo estadual durante a 48ª Expointer.

Produzido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), o material reúne informações sobre 65 culturas agrícolas, além das principais cadeias pecuárias, irrigação, armazenagem, importações e exportações. A edição conta com 43 páginas e está disponível em português e inglês.

De acordo com o secretário Edivilson Brum, a diversidade produtiva garante segurança alimentar, movimenta a economia e amplia o potencial de exportações. Mesmo com os impactos climáticos, o Estado manteve liderança nacional em arroz, soja e milho, além de figurar entre os maiores produtores de carnes e leite.

O estudo também aponta entraves para a competitividade, como a dependência do clima, a falta de logística adequada e a necessidade de crédito mais acessível. Para 2025, a projeção é de retomada do crescimento, apoiada em inovação tecnológica, diversificação de mercados e valorização de cadeias como a olivicultura e a fruticultura.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais