A Universidade de Passo Fundo (UPF) obteve importantes resultados na edição 2014 do Ranking Universitário Folha (RUF). O curso de Agronomia da Instituição é o melhor entre as universidades privadas do Rio Grande do Sul e, além disso, é o 38º na classificação geral do Brasil, num universo de 194 cursos avaliados. A UPF ocupa ainda importantes colocações nos rankings de Inovação e de Internacionalização, nos quais ocupa a quarta colocação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) não públicas do estado. A Universidade está, ainda, entre as nove melhores do Rio Grande do Sul, entre as privadas, nos rankings de Avaliação do Mercado e de Ensino. No quesito pesquisa, ocupa a sexta colocação.
Excelentes resultados também foram obtidos pelos cursos de Medicina Veterinária e Pedagogia, os quais ocupam a segunda e a terceira melhores colocações, respectivamente, entre as privadas do estado. De um total de 33 cursos da Instituição avaliados pelo RUF, nenhum está abaixo da 13ª colocação entre as privadas gaúchas, e, destes, nove estão entre os primeiros cinco colocados: Agronomia (1º), Medicina Veterinária (2º), Pedagogia (3º), Engenharia Elétrica (5º), Filosofia (5º), Matemática (5º), Medicina (5º), Odontologia (5º) e Química (5º). O curso de Matemática da UPF também alcançou a classificação geral 58 no Brasil, em uma avaliação que envolveu 344 cursos.
Na opinião do reitor José Carlos Carles de Souza, os resultados obtidos no RUF são reflexo do investimento realizado nos últimos anos no ensino, na pesquisa e na extensão, elementos que constituem o tripé que forma uma universidade. Na área da inovação, a concretização do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque) e a ampliação e o fortalecimento dos polos tecnológicos são fatores importantes. Na pesquisa, a criação de novos programas de pós-graduação, e no ensino, os investimentos constantes na formação de professores são determinantes para os resultados, que influenciam positivamente também na internacionalização da UPF.
“O trabalho para que uma instituição de ensino superior comunitária seja referência em áreas tão importantes como são a pesquisa, a inovação e o ensino exige investimentos pontuais, determinação e envolvimento de todos. A UPF de hoje é uma referência em muitas áreas e isso não se dá por acaso ou destino. Somos uma Instituição respeitada e com índices sempre crescentes devido ao trabalho árduo que desempenhamos, e à confiança que depositamos nas pessoas que aqui estão e em suas ideias inovadoras e transformadoras”, avalia o reitor.
Ranking Folha
O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo Jornal Folha de São Paulo desde o ano de 2012. Na edição de 2014, há dois produtos principais: o ranking de universidades e o ranking de cursos.
No ranking de universidades, estão classificadas as 192 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.
No ranking de cursos, é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como Administração, Direito e Medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Em cada classificação, são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.
Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.











