Grupo Planalto de comunicação

Aldemir Bendine deve assumir presidência da Petrobras

O presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, deve assumir a presidência da Petrobras no lugar de Graça Foster, que renunciou ao cargo na quarta-feira alegando desgaste por conta das denúncias de corrupção investigada pela operação Lava Jato. Segundo fontes do governo, esta foi a solução encontrada para tentar estancar a crise da empresa.

Após surgirem especulações sobre a indicação de Bendine, as ações da Petrobras voltaram a registra um novo dia de queda na manhã desta sexta-feira. O Conselho de Administração da empresa está reunido nesta manhã em São Paulo para definir a composição da nova diretoria da estatal. A expectativa é que a Petrobras anuncie oficialmente os nomes apenas no fim da tarde.

Bendine é presidente do BB desde abril de 2009, antes mesmo do início do governo Dilma e é nome de confiança do ex-presidente Lula. No fim de outubro, reportagem do jornal Folha de S. Paulo revelou que o Banco do Brasil aprovou concessão de crédito no empréstimo de R$ 2,7 milhões feito para a apresentadora de TV e socialite Val Marchiori. De acordo com a publicação, a empresária é amiga de Aldemir Bendine. Por meio de nota, o banco informou não haver ilegalidade na operação.

O Planalto teve 48 horas para escolher o novo presidente da estatal, depois que Graça Foster e outros cinco diretores formalizaram pedido de renúncia dos cargos, na quarta-feira. A presidente Dilma Rousseff já havia sinalizado a troca da atual diretoria, mas a troca só ocorreria depois da aprovação do valor perdido em razão dos desvios da estatal. O último balanço financeiro foi divulgado sem as informações.

Facebook
Twitter
WhatsApp