Grupo Planalto de comunicação

Ministro Alexandre Padilha anuncia expansão do Mais Médicos e inaugura serviço de radioterapia no HC de Passo Fundo Segundo o ministro, os dois aparelhos representam investimento de mais de R$ 25 milhões

Na tarde desta quarta-feira (27), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Passo Fundo cumprindo agenda oficial que incluiu o anúncio da ampliação do programa Mais Médicos e a inauguração do novo serviço de radioterapia do Hospital de Clínicas.

A primeira atividade ocorreu na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), onde o ministro destacou o papel da formação médica no interior do país e confirmou a distribuição de mais 1 mil profissionais do programa para 900 municípios brasileiros. “O programa mudou parte da realidade da saúde brasileira. Não resolveu tudo, pelo contrário: traz novos desafios. Mas quero convidá-los a participar desses novos desafios, em especial da atenção primária em saúde, que foi muito afetada na pandemia”, afirmou.

Na sequência, Padilha participou da inauguração do novo acelerador linear no Hospital de Clínicas. O equipamento já está em funcionamento e tem capacidade para atender entre 600 e 700 pacientes oncológicos por ano. Outro acelerador linear, adquirido com recursos do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), será instalado nos próximos meses, ampliando o atendimento para até 1,4 mil pacientes anuais.

Segundo o ministro, os dois aparelhos representam investimento de mais de R$ 25 milhões. “Isso faz com que Passo Fundo saia de uma situação de dificuldade na radioterapia para garantir que todos os pacientes tenham acesso ao tratamento completo via SUS”, disse.

O diretor do Hospital de Clínicas, Luciney Bohrer, destacou que a chegada dos equipamentos resolve uma das maiores demandas da oncologia local. “Antes, os pacientes faziam parte do tratamento aqui, mas não tinham como dar sequência na radioterapia. Agora será possível concluir todo o processo em Passo Fundo”, explicou.

Confira a entrevista coletiva:

 

 

Além do reforço em oncologia, Padilha anunciou a habilitação da UTI Pediátrica do Hospital de Clínicas, que deverá seguir funcionando de forma integral para atender crianças em casos graves.

Durante entrevista à Rádio Planalto 92.1 FM, o ministro também ressaltou a importância da parceria com a bancada federal e reforçou que Passo Fundo é hoje um dos maiores polos de saúde do Sul do país, atrás apenas de Porto Alegre.

Reportagem: Redação
Grupo Planalto de Comunicação

Facebook
Twitter
WhatsApp