Grupo Planalto de comunicação

Aluno autista estava chorando e com medo quando foi encontrado, diz bombeiro voluntário

Reportagem Especial / Bruno Reinehr - Grupo Planalto

Uma emocionante história apertou o coração de centenas de passo-fundenses na tarde de ontem, quarta-feira (13). Uma criança autista de apenas seis anos de idade desapareceu por três horas após fugir da escola onde estuda no Bairro Jardim América.

O menino Benjamin estava na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim América quando fugiu por volta de 15h. Às 15h48 o Corpo de Bombeiros foi acionado para efetuar buscas na região.

Após mobilização de bombeiros, policiais militares, voluntários, professores e a comunidade, Benjamin foi encontrado em uma área de mata cerca de 3km da escola. O menino estava chorando e foi resgatado pelo bombeiro voluntário Sidnei Machado.

Na manhã de hoje, Sid, como é conhecido, participou do Programa Planalto Notícias e contou sobre o momento em que localizou o menino.

De acordo com o bombeiro voluntário, ele foi convocado para estar junto com a equipe nas buscas pelo garoto e, após incansáveis procuras, Sid adentrou em um mato e percorreu o local até que ouviu um chora. Neste momento, o bombeiro tinha certeza que Benjamin estava ali e persistiu com as buscas até a localização.

“Não há dinheiro que pague você ser o norte de uma pessoa que está precisando de ajuda”, disse o voluntário à programação.

Após a localização do menino, Sid gravou um vídeo para o pai de Benjamin, para mostrar que ele estava bem. Depois disso, os dois foram levados pelos bombeiros até à estrada onde a família do garoto estava.

Outro momento emocionante, foi quando Benjamin reencontrou o pai, que junto com a mãe, estava em prantos procurando pelo filho.

Com a repercussão do ocorrido, uma dúvida alarmou diversos moradores de Passo Fundo que entraram em contato com a Planalto News. Como está a segurança das escolas públicas da nossa cidade?

Nossa reportagem procurou a Prefeitura de Passo Fundo para falar sobre o assunto. Uma nota foi disponibilizada à imprensa, informando que será aberto um procedimento interno para apuração do ocorrido.

Veja a nota na íntegra:

“O Município de Passo Fundo abrirá um procedimento interno para averiguar as circunstâncias do desaparecimento do aluno da rede municipal, que conseguiu sair da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim América na tarde de quarta-feira (13), sendo encontrado horas depois nas proximidades da instituição.

Tão logo recebeu a informação da escola sobre o desaparecimento, o Município mobilizou suas equipes e também fez contato com a Defesa Civil e as forças policiais para que auxiliassem nas buscas. Por volta das 18h20min, o menino foi localizado. A Secretaria Municipal de Educação (SME) prestou atendimento e acompanhou a família no Hospital São Vicente de Paulo, onde o menino fez exames e, posteriormente, foi liberado.  

O Município informa que:

– A rede municipal possui um total de 17 mil alunos;

– A Secretaria Municipal de Educação orienta formalmente a todas as escolas para manter as portas e portões trancados;

– ⁠Na Educação Infantil, o aluno estudou na EMEI Menino Deus Professor Bandana durante três anos;

– O aluno estava em período de adaptação na EMEF Jardim América;

– O estudante começou a ser atendido três dias por semana e frequentava a escola até às 15h. Uma professora de atendimento educacional especializado acompanhava o aluno na escola;

– No momento do desaparecimento, dois familiares estavam na escola;

– ⁠O Município conta com quadro de monitores, contratados conforme a legislação vigente;

– ⁠O Município defende as políticas públicas para as crianças com autismo, tendo, inclusive, inaugurado na atual gestão a nova sede da Escola Municipal dos Autistas Professora Olga Caetano Dias.”

Ouça a entrevista completa do bombeiro voluntário Sidnei Machado durante a programação da Planalto News:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais