Grupo Planalto de comunicação

Alunos da escola Protásio Alves vivem a política recriando o grêmio estudantil

Dando continuidade à série de reportagens especiais sobre a política dentro das escolas, a reportagem da Planalto AM esteve na Escola Estadual de Ensino Médio Protásio Alves. Não há nenhum projeto específico sendo desenvolvido na escola, mas os professores de História, Geografia, Sociologia e Filosofia alimentam em todas as aulas o debate político e discussões que incentivem o pensamento crítico dos alunos, e o posicionamento deles perante as tomadas de decisões quando forem votar efetivamente nas urnas.

Os estudantes se mostram interessados pela política, porém, não buscam melhores informações e não procuram se aprofundar mais nesse tema em virtude do descrédito e desconfiança que a politicagem partidária acabou criando no cenário nacional. “Os alunos são muito críticos quanto as demandas da sociedade, e conforme eles amadurecem esse pensamento se afirma ainda mais, mas eles possuem uma certa repulsa pelo assunto. Os estudantes associam a política aos políticos corruptos e a todas as irregularidades existentes no poder, e com isso não se interessam pelos movimentos políticos”, afirma a professora de História, Renata da Rocha.

Em 2014 os estudantes provaram que têm um espírito crítico e que se importam com os movimentos políticos, prova disso é que recriaram o Grêmio Estudantil na escola. Eles próprios sentiram a necessidade de trazer esse auxílio de volta, já que precisavam de um meio condutor para sanar certas demandas que a equipe diretiva e que os professores não conseguiam atender, em virtude da grande carga de trabalho. “Isso comprova o quanto eles se importam com a política e o quanto eles precisam da política”.

Ao sentirem a necessidade de uma maior representatividade junto à escola, eles tomaram a iniciativa e recriaram o Grêmio. Essa atitude já serve para que eles percebam o quão importante são as tomadas de decisões na hora de decidir um voto”, diz o professor de Geografia Ricardo Germani.

Facebook
Twitter
WhatsApp