Grupo Planalto de comunicação

Alunos da rede municipal conhecem espaços históricos, culturais e educacionais de Bruxelas Na quarta-feira (23), eles apresentarão a representantes das Cidades Educadoras projetos desenvolvidos por Passo Fundo

Foto: Júlio Ferreira

Nos dois primeiros dias de intercâmbio, os cinco alunos e professores da rede municipal de Passo Fundo estão conhecendo a cultura, a história e o sistema educacional de Bruxelas, na Bélgica. Esta é a terceira Missão Cidade Educadora, realizada pela Prefeitura para promover a troca de experiências e oportunizar que estudantes conheçam o mundo além das fronteiras.

Para a aluna Luísa de Passos Gasparin, da EMEF Zeferino Demétrio Costi, tem sido uma vivência única. “Tem cultura em todos os momentos, por todos os lados. O que mais chama a atenção são as manifestações nas ruas e a arquitetura. É como se isso nos abraçasse”, conta.

A professora Graziela Bergonsi Tussi ressalta a contribuição do contato histórico e cultural para a formação educacional e cidadã dos estudantes. “Conhecer os pontos turísticos da parte histórica da cidade nos aproximou da história da Bélgica e de Bruxelas. A disposição da cidade em relação aos bairros nos mostra que a Europa se desenvolveu diferente do continente americano. Para os estudantes, acessar esses espaços faz com que eles compreendam processos históricos e geográficos”, avaliou.

Troca de experiências

Na segunda-feira (21), os alunos e professores visitaram o Grand Place e outros espaços históricos nos arredores. A região é conhecida como o centro geográfico e comercial da capital belga. O local existe desde o século XI e se tornou Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO em 1998. Abriga espaços como o Palace Royale – sede do governo da Bélgica -, Le Pigeon – casa onde viveu o escritor Victor Hugo -, e o edifício Maison des Ducs de Brabant – formado por seis casas decoradas e 19 bustos de duques. Estiveram, ainda, em pontos como o Museu de Chocolates, o Parque de Bruxelas e a Estátua Manneken Pis, que, com apenas 61 centímetros, é um dos símbolos da cidade.

Na terça-feira (22), percorreram o Bairro Marolles, comunidade formada, em sua maioria, por artesãos, imigrantes e operários. Por lá, visitaram a Biblioteca Bruegel, conhecendo o acervo, funcionamento e importância para os moradores, apresentando, ainda, as iniciativas de Passo Fundo. Entre elas, a biblioteca municipal, o Passaporte da Leitura e o vale-livro recebido anualmente pelos alunos. A próxima visita do roteiro foi em uma escola de Educação Infantil, o Jardim de Infância Catteau Horta, oportunidade para conferir de perto o sistema educacional local.

Depois, o grupo seguiu o roteiro para o Bairro Sablon, conhecendo o Parque Edgemont e a Estátua do Peter Pan.

Próximo dia marcará a missão

A quarta-feira (23) é uma data aguardada por todos. Os alunos apresentarão a representantes das Cidades Educadoras uma série de projetos educacionais de Passo Fundo. Durante a tarde, estarão no Parlamento Europeu.

“Nos preparamos muito para isso. Estamos adorando conhecer outra cultura, e a nossa cidade também tem coisas maravilhosas para serem compartilhadas e que podem servir como inspiração”, destacou a estudante Rafaella Monteiro, da EMEF Arlindo Luiz Osório.

Facebook
Twitter
WhatsApp