Os cinco alunos da rede municipal que foram selecionados para a terceira Missão Cidade Educadora da Prefeitura iniciarão o intercâmbio educacional nesta sexta-feira (19). Em Bruxelas, eles serão embaixadores da Educação de Passo Fundo e apresentarão projetos desenvolvidos pelo Município. Também terão a oportunidade de conhecer práticas educacionais e a cultura de uma das principais cidades do mundo.
Após dois meses de preparação, os estudantes receberam os crachás e as malas com uniformes e todos os itens necessários para a viagem de 11 dias. Os kits foram entregues com o apoio da RazaoInfo e da Be8, parceiras da Prefeitura desde a primeira missão.
O prefeito Pedro Almeida destacou que a Missão Cidade Educadora, que já foi realizada em Barcelona e na Suíça, tem como objetivo principal mostrar que, por meio da Educação, os jovens podem chegar a lugares que não imaginavam. “Quando criamos este projeto, queríamos valorizar os alunos da rede municipal e possibilitar que eles vivessem experiências especiais por meio da Educação. É muito gratificante ver como conquistamos esse objetivo e como, para além dele, mobilizamos todos os estudantes da rede a se dedicarem aos estudos. Ver a terceira missão acontecendo e estes alunos tendo a chance de ir para fora do país é um momento feliz para todos nós”, enfatizou.
O sócio e fundador da RazaoInfo, Patrik Blauth, considerou que Passo Fundo vive um importante na Educação e que a empresa está ao lado desta transformação. “A missão é um projeto inspirador, que traz conhecimento, experiências riquíssimas para os alunos e, acima de tudo, conecta pessoas. Isso vem ao encontro do que a RazaoInfo faz todos os dias, que é levar conexão para as pessoas, através da internet e de ações como esta”, disse, entregando aos estudantes, ainda, um voucher de internet gratuita por três meses.
Já a gerente de sustentabilidade da Be8, Ana Curia, mencionou que a empresa apoia iniciativas que trazem impactos para o futuro. “Não é fácil chegar onde vocês chegaram e tenho certeza de que a jornada que cada um irá trilhar será linda. De alguma forma, estamos colaborando com a vida de vocês. Ficamos emocionados porque isso nos inspira a ser pessoas melhores. A Be8 está junto na construção de um lugar melhor”.
Os estudantes que participarão terceira Missão Cidade Educadora são: Rafaella Machado Monteiro, da EMEF Arlindo Luiz Osório, Arthur Bauermann Ramos, da EMEF Urbano Ribas, Alexandra Passos, da EMEF Santo Agostinho, e Isadora Terre Gomes e Luísa Passos Gasparin de Barros, da EMEF Zeferino Demétrio Costi. Eles foram selecionados entre todos os alunos que cursavam os sétimos anos da rede municipal em 2024 devido ao seu desempenho escolar.
Com as malas prontas e a poucos dias do embarque, os alunos compartilham o entusiasmo pela possibilidade de conhecerem outro país e, ao mesmo tempo, representarem a Educação Municipal. “Gratidão imensa. Esta é uma oportunidade única e que mudou a minha vida”, disse Isadora.