Grupo Planalto de comunicação

Alunos da rede pública municipal retornam às aulas Dezenas de escolas receberam os estudantes, nesta quarta-feira (14), com melhorias viabilizadas através do pacote de obras da Prefeitura

Foto: Júlio Ferreira // PMPF

Mochila nas costas, uma mistura de nervosismo com expectativa e o conforto de se sentir acolhido pelos professores. Assim, os mais de 17 mil alunos da rede municipal iniciaram o ano letivo, nesta quarta-feira (14).

“Acolhimento é abrigo, é aconchegar, é cuidar, é dar tempo, é criar vínculo, é sobretudo respeitar. Queremos que a escola continue sendo um espaço de acolhimento, de aprendizado e de transformação, onde cada criança se sinta valorizada, respeitada e amada”, afirmou Gabriele Dal Bosco Nascimento, Coordenadora Pedagógica da Escola de Educação Infantil Siloé. A direção organizou todos os espaços, junto com os professores, pensando no bem-estar das crianças.

Neste ano, muitas escolas da rede municipal recebem os alunos com melhorias viabilizadas através do pacote de obras da Prefeitura, construído a partir de diálogo do prefeito Pedro Almeida com os diretores e diretoras das 72 instituições de ensino do Município. Desde julho do ano passado, os trabalhos acontecem para qualificar a estrutura para alunos, professores e funcionários.

A diretora da EMEF Antonino Xavier, professora Diva De Marco, conta que os 250 alunos da escola vão poder usufruir de espaços renovados. “Nossa escola está em constantes melhorias. Uma novidade muito aguardada era a instalação dos brinquedos novos no parquinho, o que resulta na qualificação do lúdico e, em consequência, numa melhor aprendizagem. Contamos também com outras conquistas que estavam no pacote de obras, como o espaço maker e a nova Biblioteca, que está em fase de conclusão”, observou a diretora.

Foto: Júlio Ferreira // PMPF

Na EMEF Santo Agostinho, no bairro Nenê Graeff, a aluna Eloísa Vitória Reinher, de 11 anos, ficou feliz em iniciar o ano letivo com a obra da quadra de esportes finalizada. O espaço recebeu fechamento nas laterais, para maior segurança e proteção das crianças. “A obra foi muito boa para a gente, porque antes a quadra era aberta e, quando a gente jogava, a bola ia pra longe. Agora ficou bem melhor para praticar esportes”, disse a estudante.

A previsão é de que, até 2024, mais de 800 obras em diferentes escolas sejam concluídas. “Haverá expansão das salas de recurso nas escolas de Educação Infantil para atender crianças com necessidades especiais, enquanto as de Ensino Fundamental já possuem essas instalações”, afirmou o secretário municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira. Ele destaca que a contratação de 250 professores desde 2021 contribui para ampliar o atendimento e melhorar os serviços. Destaca, também, o cumprimento legal do suporte a alunos que necessitam de monitores.

Em 2024, a Prefeitura planeja avançar de forma significativa no atendimento em tempo integral, visando contemplar pelo menos 1.500 alunos nessa modalidade até o final do ano. Atualmente, cerca de 440 alunos são atendidos em tempo integral.

Foto: Júlio Ferreira // PMPF
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais