Os três adolescentes que atacaram uma professora a facadas na tarde desta terça-feira (1º), em Caxias do Sul, foram capturados pela polícia. As buscas se concentraram no entorno da escola onde ocorreu o crime, no bairro Nossa Senhora de Fátima, além de bairros vizinhos na zona norte da cidade. Os pais dos envolvidos também já foram localizados.
De acordo com o delegado regional da Polícia Civil, Augusto Cavalheiro Neto, a professora está internada no Hospital Unimed e seu estado de saúde é estável. Em solidariedade aos docentes e à comunidade escolar, a prefeitura cancelou as aulas da rede municipal nesta quarta-feira (2).
Os adolescentes foram levados à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), onde prestam depoimento sob a condução da delegada Aline Martineli. A primeira a ser detida, uma menina de 13 anos que pode não ter participado diretamente do ataque, foi ouvida e liberada. Já os outros dois, de 14 e 15 anos, seguem sob custódia em celas separadas.
A Polícia Civil analisa imagens das câmeras de segurança da escola para esclarecer a dinâmica do crime. Há indícios de que os próprios alunos tenham desativado os equipamentos dentro da sala de aula na tentativa de ocultar o ataque.
Sobre a responsabilização, o delegado Cavalheiro Neto afirmou: “Eles devem ser responsabilizados pelo que cometeram, de forma dura, de forma enérgica, mas dentro daquilo que a lei estabelece”.