Na última sexta-feira (05), cinco alunos de escolas municipais de Passo Fundo embarcaram para Barcelona, na Espanha, para cumprir a agenda do Desafio Missão Cidade Educadora. A viagem durou 48 horas e nesta segunda-feira (08), já começam as atividades da agenda.
Os alunos Mateus, Sabrina, Mei Lyn, Estefhani e a Luane têm compromisso na sede da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE).
Os cinco alunos premiados com o intercâmbio apresentarão projetos desenvolvidos pela prefeitura de Passo Fundo. Cada um foi selecionado pelo melhor desempenho em áreas como linguagens, ciências naturais, ciências humanas e matemática. O desafio Missão Cidade Educadora partiu do Prefeito Pedro Almeida e com a ajuda de coordenadores e educadores virou um projeto de Lei Municipal.
Alunos de escolas de níveis finais passam por vários critérios durante o ano escolar. “O desafio final é chamado de hackathons que acontece no FECIT, cada área do conhecimento é pensado um desafio diferente. São 32 escolas de anos finais então são 32 alunos competindo. O melhor colocado ganha o direito de participar da missão cidade educadora. A gente também tem uma espécie de gamificação com as escolas, são vários critérios ao longo do ano a escola vencedora indica o quinto aluno que vai fazer parte da missão”, explicou Denize Cornelio da Luz, Coordenadora da Coordenadoria de Inovação Educacionais, em entrevista à Rádio Planalto News
Durante toda a semana os alunos estarão em Barcelona reforçando o compromisso e o papel de Passo Fundo como uma das mais de 500 Cidades Educadoras que integram o programa em todo o mundo.