O amparo à população idosa é um dos temas abordados pela Frente Parlamentar do Envelhecimento Humano, que atua na Câmara de Vereadores de Passo Fundo. Em reunião na manhã de terça-feira (01), o grupo de trabalho contou com a participação do professor e fundador do Centro de Referência e Atenção ao Idoso da UPF (Creati), Agostinho Both, estudioso do assunto e especialista em Gerontologia Social, que tratou sobre as mudanças sociais e familiares e as implicações na vida dos idosos.
Aspectos como a redução da natalidade, as estruturas familiares e condições financeiras, por exemplo, foram mencionados pelo professor, que fez uma relação com os impactos na qualidade de vida e no apoio às pessoas na terceira idade. “A proteção multidisciplinar como se dará? Quem vai cuidar dos idosos em situação de abandono, aqueles sem adultos ao seu lado? Vejo com muita preocupação”, indagou Both, ao indicar a responsabilidade dos agentes públicos para a promoção de meios de amparo, seja por legislações ou questões estruturais urbanas. “Também entendo a importância da escola para a criação e o fortalecimento de vínculos familiares”, complementou.
Conforme o presidente da Frente, vereador João Pedro Nunes (MDB), a reflexão feita pelo especialista contribuiu com a definição de temáticas prioritárias de trabalho. “Fiquei muito feliz com essa reunião, que nos gerou várias dicas. Both fala do idoso grau de dependência I, ainda independente, do grau II, já com mais necessidades. Queríamos ouvir esses fundamentos, veio dar sentido à Comissão, da importância de nos reunir e nos preocupar com a história e com o futuro de Passo Fundo, considerando o envelhecimento das pessoas. Buscaremos um diagnóstico do que está sendo feito hoje e o que será feito pelo poder público”, adiantou. A vereadora Eva Valéria (PT), Cícero Martins (PSD), Edgar Gomes (PSDB), Edson Nascimento (PP), Ronaldo Rosa (PSD) e Felipe Manfroi (PSD) também participaram da agenda.
Ao final, o grupo alinhou um cronograma de encontros e de convites a agentes externos. Deverão ser convidados, por exemplo, representantes do Conselho Municipal do idoso, Secretaria de Assistência Social e IBGE. A próxima reunião foi agendada para a manhã do dia 29 de abril, no Plenarinho.