Na maioria das instituições de ensino em Passo Fundo, o início do ano letivo foi mantido para meados de fevereiro. Acordo entre as redes privada e públicas dá autonomia para escolas liberarem os alunos ou oferecer espaços para assistir os jogos do Brasil na Copa do Mundo.
Uma comissão representando a direção das escolas particulares e públicas de Passo Fundo definiu que o ano letivo não será antecipado e que os estudantes não terão férias escolares ampliadas em virtude da Copa do Mundo do ano que vem. A decisão, formalizada em um protocolo de intenções, foi acordada em reunião com os representantes da 7ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), Secretaria Municipal de Educação, das escolas privadas de ensino fundamental e médio e ainda das instituições de ensino superior da cidade.
O início do ano letivo era uma dúvida entre as escolas na cidade, já que em muitas cidades do país as aulas foram antecipadas e férias de inverno foram ampliadas para 30 dias coincidindo com a realização da Copa do Mundo, mesmo não sendo sedes de jogos. Inicialmente, o governo federal havia estabelecido, através da Lei da Copa, férias nas escolas durante os 32 dias da Copa do Mundo, mas o MEC (Ministério da Educação) acabou definindo que as instituições têm autonomia para definir o calendário. Os jogos do mundial acontecem entre 12 de junho e 13 de julho de 2014.