Grupo Planalto de comunicação

APAE é premiada em evento nacional por pesquisa sobre Transtorno do Espectro Autista

Foto: Divulgação 
Os profissionais do Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA) APAE de Passo Fundo foram premiados, na última quarta-feira (29), durante a abertura do 27° Congresso Nacional das APAEs, em Maceió/AL.

O “Prêmio Nacional Stanislau Krynsky” é um reconhecimento ao trabalho acadêmico “Preenchendo a lacuna: a trajetória para a construção de uma escala de triagem para o Transtorno do Espectro Autista em Crianças (Mini-TEA). Instituições do Brasil participaram. De acordo com a coordenadora Regina Ampese, a pesquisa foi elaborada em parceria com a Universidade de Passo Fundo e com a Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). “O período de trabalho envolveu as equipes citadas e possibilitou o desenvolvimento de uma escala de triagem para autismo, a qual é de rápida aplicação e auxilia no rastreio de casos nas redes de Saúde, Educação e Assistência Social”, explica.
No Congresso, o grupo também anunciou, em primeira mão, a publicação da pesquisa na revista Arquivos de Neuro-Psiquiatria, que tem reconhecimento internacional. Isso significa que a escala Mini-TEA poderá ser disponibilizada ainda neste mês para ser aplicada por APAEs, escolas, unidades de saúde, e outras instituições. A psicopedagoga ressalta que a conquista representa um avanço para todas as redes, no que tange o rastreio de casos e, também, evidencia o comprometimento da equipe do CRR com a pesquisa e a comunidade.

O Centro Regional é composto ainda pela fonoaudióloga Helena Younes de Melo, o neurologista Cassiano Mateus Forcelini, o neuropediatra José Renato Donadussi Pádua e a terapeuta ocupacional Camila Pasin.
Facebook
Twitter
WhatsApp