O curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com a APAE de Passo Fundo, promove, no próximo sábado, dia 28 de outubro, na sede da Associação, a Jornada para Pais: orientação e acolhimento de parentalidade atípica. A iniciativa é voltada para pais, mães e responsáveis por crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A programação inclui confecção de carteirinha CIPTEA, palestras e rodas de conversa, além de momentos de diversão e acolhimento para toda a família.
A APAE tem na sua presidência Marlon Batista Moraes (foto). Trata-se de uma atividade bastante importante.
A programação inicia às 13h30min. Entre os temas que serão abordados estão as variabilidades cognitivas e funcionais do espectro autista, o manejo de comportamentos desafiadores e os desafios da parentalidade atípica. Haverá ainda espaços para que as crianças e adolescentes se divirtam acompanhados por profissionais e estagiários do curso de Psicologia enquanto os pais e responsáveis participam da programação. A programação encerra com uma mateada.
Além das informações, os pais e responsáveis também poderão confeccionar de forma gratuita o cadastro para as carteiras de identificação (CIPTEA). Para isso, basta levar no dia do evento as seguintes documentações: documento de identidade da pessoa com TEA; documento de identidade dos responsáveis legais; laudo médico com CID comprovando o Transtorno do Espectro do Autismo devidamente preenchido e com o nome completo da pessoa com TEA; e fotografia 3×4 da pessoa com TEA.
Interessados em participar, devem preencher o formulário e realizar a inscrição que é gratuita.