A APAE de Passo Fundo dá início, nesta sexta-feira (22), à programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que segue até o dia 28 de agosto com atividades voltadas à inclusão e ao fortalecimento da cidadania. A abertura acontece com apresentações do Grupo Luz e Cena, de Novo Hamburgo, para usuários da instituição e seus familiares, em dois horários: 9h e 14h. Toda a programação foi pensada a partir do tema deste ano: “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”
De acordo com o presidente da APAE, Marlon Moraes, a Semana é um momento estratégico para aproximar a sociedade das múltiplas realidades das pessoas com deficiência. “Defendemos que a inclusão só é plena quando os espaços estão abertos, as barreiras são removidas, os apoios são garantidos e todas as vozes, faladas ou não, são respeitadas como legítimas”, destaca.
Além das expressões artísticas, a programação também inclui reflexões sobre empregabilidade e promoção da saúde.
Destaques da programação
Nos dias 26 e 27 de agosto, o 1º Festival Inclusivo de Capoeira toma conta do auditório e do ginásio da instituição. A agenda inclui rodas de conversa, oficinas práticas e o Papoeira, um bate-papo sobre “As potências das pessoas com deficiência” com referências da capoeira inclusiva: Mestrando Takinha (GO) e Mestrando Douglão (RJ). Todas as atividades são gratuitas, e as oficinas exigem inscrição pelo link: https://l1nk.dev/
No encerramento, dia 28 de agosto, o público poderá prestigiar a apresentação do Coro Resonare, sob regência do maestro Ademir Camargo, com arranjos inéditos de músicas gaúchas. A entrada é gratuita.