A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Passo Fundo (APAE) realizou nesta terça-feira, 23, um café da manhã especial com entidades de classe, autoridades e apoiadores. O encontro ocorreu na sede da entidade, nas proximidades da Estação Rodoviária.
Na ocasião, foi apresentado o novo vídeo institucional da APAE e os principais números da entidade – atendimentos, fontes de recursos e orçamento anual –, informações que evidenciam o impacto do nosso trabalho junto à comunidade.
O presidente Marlon Batista Moraes realizou a apresentação das atividades para os presentes. A APAE de Passo Fundo conta com 80 funcionários, 600 atendidos por mês (todas as idades) e serve 26.800 refeições por ano.
Na área de saúde, são realizados 31 mil atendimentos por ano, contemplando 28 municípios. A entidade tem parceria com a Universidade de Passo Fundo, Atitus Educação, Anhanguera, Universidade Vale Rio dos Sinos e Universidade de São Paulo.
Quanto à política de assistência social, são 18.480 atendimentos anuais. São 9 oficinas e grupos de oficinas. São estabelecidos convênios com os municípios de Coxilha, Ernestina, Mato Castelhano e Pontão. Há ainda a contribuição do Coletivo Inclusão e CTG Lalau Miranda.
A direção da APAE destaca ainda o Programa Empregabilidade, com 60 usuários encaminhados (Cotrijal, Kuhn, Comercial Zaffari e Stock Center, Hospital São Vicente de Paulo, Farmácias São João, Outback Steakhouse e JBS).
Na política de Educação, há o trabalho importante da Escola Especial Alice Sana Costi, que possui ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) – Anos Iniciais. São quatro municípios abrangidos, com assessoria pedagógica de inclusão nas escolas, assessoria pedagógica de inclusão nas escolas, projeto Alfaletrando para estudantes da rede municipal de ensino e bocha paralímpica, entre outros projetos.
O Grupo Planalto de Comunicação realizou a cobertura.