Grupo Planalto de comunicação

APAE vai realizar evento sensorial para famílias de pessoas com TEA “Sensory Day” acontece neste sábado, das 14h às 17h, na instituição

Foto: APAE (Divulgação)

A estimulação sensorial é um elemento-chave no processo de desenvolvimento e de aprendizado das pessoas com autismo. Pensando nisso, a APAE vai realizar, neste sábado (20), o “1º Sensory Day” (Dia Sensorial). O evento é direcionado às famílias de pessoas com autismo vinculadas à Política de Saúde da instituição ou ao Programa TEAcolhe.

A programação acontecerá das 14h às 17h em diversos espaços da APAE. Estão programadas atividades motoras, ao ar livre, de texturas, experiências visuais e auditivas, entre outras.

“O nosso objetivo com essa ação é o de auxiliar as famílias a implementarem atividades sensoriais nas suas rotinas para criarem um ambiente propício para o aprendizado e regulação, e identificar os estímulos sensoriais daquilo que sua criança tolera”, conta a coordenadora da Política de Saúde, Camila Pasin. De acordo com a terapeuta ocupacional, a estimulação sensorial proporciona o desenvolvimento de conexões cerebrais, habilidades motoras, linguagem, percepção espacial, resolução de problemas e regulação emocional.

Além da equipe de Saúde, vão participar profissionais do Centro Regional de Referência em TEA e do Centro de Atendimento em Saúde, ambos do Programa TEAcolhe, e os professores do Projeto Coletivo Inclusão. O número de participantes é limitado e as inscrições estão disponíveis pelo link: https://l1nk.dev/Inscricaosensoryday.

 

Confira as atividades do 1º Sensory Day da APAE:

 

Escuta e Sensação – espaço para integrar e explorar os sentidos através da musicalização;

Circuito Neuromotor – para estimular os sentidos através do sistema motor;

Expressão e pé no chão – espaço para integrar corpo na sua totalidade, englobando os sentidos e dando função aos movimentos;

Laços, tatos e olfatos – atividade em família para pintura de pano de prato com tintas naturais;

 

Espaço Multissensorial – piscina, piso interativo, coluna de bolhas para regulação sensorial e formas de brincadeira;

Confecção de CIPTEA –  com documentação necessária, será possível fazer a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA – CIPTEA.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp