Grupo Planalto de comunicação

Apenas 2% dos gaúchos desfrutam de 30% da receita do Estado

Esteve visitando as rádios Planalto AM e FM e Revista Somando na manhã de hoje, o novo presidente do SESCON RS, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícia e Informações  e Pesquisas do RS,  Diogo  Chamun.   

Ao diretor das rádios Planalto, Pe. Neuro Zambam,  Chamun apresentou o novo vice-presidente regional, Gilberto Zanin de Passo Fundo.  Na oportunidade também falou sobre uma parceria firmada com a PUC que deverá suscitar um grande debate no Rio Grande do Sul. Economistas da PUC estão produzindo pesquisas mensais sobre as realidades das contas do Estado do Rio Grande do Sul e  tributária.

Um dos primeiros estudos apresentados, explicou Chamun,  apontou um dado assustador: 30% da arrecadação do governo do Estado é destinada à Previdência, ou seja, para  pagar os inativos, que representam apenas 2% da população. Dessa forma  30% da receita gerada no Rio Grande do Sul é desfrutada por apenas 2% dos gaúchos.  São R$ 12 bilhões de reais por ano destinados aos servidores públicos  aposentados.  

Zanin, disse que o SESCON se insere nesse debate,  porque grande parte da categoria são contadores  e a comunidade cobra ações da classe sobre a alta carga tributária. 

Facebook
Twitter
WhatsApp