O Partido Democrático Trabalhista do Rio Grande do Sul (PDT-RS) decidiu em reunião na noite desta quarta-feira, 8 de outubro, em sua sede estadual em Porto Alegre pela liberação de apoio de seus correligionários aos candidatos José Ivo Sartori (PMDB) ou Tarso Genro (PT), na eleição de 2º turno para o governo do estado.
De acordo com a decisão dos 130 votantes nominais, destes 77 a favor pela liberação, 52 contra e 1 abstenção, ficou decidido que a liberdade de apoiar qualquer candidato no segundo turno, terá a restrição de participação em palanques e propagandas de rádio e TV.
O presidente do PDT gaúcho, Pompeo de Matos explica que a decisão foi amplamente debatida pelo partido. “Nós votamos a participação política do nosso partido neste segundo turno e decidimos por dar liberdade aos nossos correlegionários para votar em qualquer um dos candidatos, desde que não subam em palanques e não participem de propagandas. Essa foi a decisão, ela é democrática por que foi debatida, e amplamente discutida e votada nominalmente”, disse o presidente.
No dia anterior, a executiva do partido havia declarado apoio à Sartori, e agora volta atrás, dando liberdade aos militantes.