A 1ª Conferência Municipal em Defesa do Trânsito Seguro de Passo Fundo, organizada pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Trânsito Seguro, teve início na quinta-feira, 26 e encerra nesta sexta-feira, 27. Um dos palestrantes/conferencistas foi o arquiteto Marcos Bicalho, coordenador do Plano de Mobilidade Urbana de Passo Fundo. Ele apresentou os principais problemas e algumas alternativas iniciais para que possam começar a ser resolvidos. Uma das principais, e que, em sua opinião pode e deve ser implementada a curto prazo, é a eliminação dos estacionamentos na área central e a implantação de um corredor exclusivo para o transporte coletivo.
A deputada estadual Lisiane Bayer (PSB), presidente da Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa do Trânsito Seguro, também participou da conferência e disse que há uma série de medidas a serem tomadas para que motoristas, motociclistas. ciclistas e pedestres possam conviver de forma harmônica, mas a conscientização, segundo ela, está em primeiro lugar, sempre. “Precisamos fazer com que as pessoas tenham consciência de que o comportamento no trânsito deve mudar e essa é uma das nossas grandes preocupações e estamos trabalhando muito para mudar isso”, conta.
Aconteceram ainda outras palestras/conferências: O tema “Cidade Educadora”, com o conferencista Márcio Taschetto da Silva, com mediação do vereador Wilson Lill (PSB). “Bases Sólidas dos Pilares da Década Mundial em Segurança no Trânsito, com a conferencista Raquel Rúbio, com mediação de Natália Bergonsi Tussi. Na noite de quinta-feira, foi apresentado o painel “Atendimentos de Urgência e Emergência – Orientações Importantes, que teve como conferencistas os profissionais que atuam na área.