Um marco importantíssimo para o desenvolvimento econômico de nossa cidade ocorreu na tarde desta quinta-feira (06), em Passo Fundo. Se trata da entrega do Plano Municipal de Turismo.
A pesquisa foi realizada durante quatro meses pelo SEBRAE, onde apresenta as potencialidades do turismo em nosso município. Com isto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico pode apresentar os melhores projetos para os empresários.
Nesta quinta-feira (06), em parceria com o SEBRAE RS, o prefeito apresentou o Plano Municipal de Turismo destacando a necessidade de a Prefeitura fomentar o crescimento do setor, apoiando e fortalecendo os empreendimentos e as iniciativas que já são realizadas e atraindo novos investidores. “Para tornar esse nosso desejo uma realidade foi preciso investir em um diagnóstico amplo e arrojado, que levasse em consideração os diferentes aspectos que permeiam o turismo. A parceria com o SEBRAE RS surge com este propósito e se materializa, hoje, com o Plano Municipal de Turismo”, revelou Pedro.
Conforme o chefe do Executivo, no documento constam dados demográficos e populacionais, áreas de relevância para o turismo, indicadores e padrões de consumo, parcerias e modelos de negócios, além de orientações que servirão de diretrizes para ações futuras. “Mais do que um relatório, o Plano Municipal de Turismo se transforma em uma ferramenta de trabalho para planejarmos e darmos concretude a uma série de propostas”, disse Pedro, citando como exemplo os esforços da Administração Municipal em criar um plano de negócios estratégico para o Complexo Turístico da Roselândia. “Além do Parque de Rodeios, que está passando por obras de revitalização, também estamos trabalhando na modernização da avenida das Araucárias. Estes são os primeiros passos para que possamos melhorar a infraestrutura e, a partir disso, fomentar o turismo neste local”.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Conselho Municipal do Turismo, Diorges Oliveira, o documento entregue pelo SEBRAE RS significa um avanço importante para a estruturação do turismo como uma atividade econômica diferencial. “Com estes documentos em mãos temos condições de trabalhar prospectando o crescimento do turismo, investindo na diversificação das atividades, atraindo novos empreendimentos e contribuindo com aqueles que já atuam no município”, avaliou Oliveira, acrescentando que o Plano Municipal do Turismo vai ser fundamental para a consolidação de uma lei municipal tratando do assunto.
FOTO: RODRIGO OLIVEIRA (PLANALTO NEWS)