Em votação na Sessão Plenária desta segunda-feira (3), foi aprovado o Projeto de Resolução que cria a Frente Parlamentar Mista de Recursos Hídricos. O objetivo da Frente é promover o debate com a sociedade, trazer subsídios, fiscalizar e propor ações para a preservação dos recursos hídricos em Passo Fundo, em especial “O berço das águas”.
De acordo com o Projeto, de autoria da vereadora Claudia Furlanetto (PT), a Frente também vai acompanhar a implantação da Lei da Política Nacional de Recursos Hídricos, além de fiscalizar os trâmites do plano plurianual para assegurar verbas que visam garantir a proteção dos recursos hídricos na cidade, entre outras ações.
Outra justificativa para a criação da Frente é que Passo Fundo é berço de 25 bacias hidrográficas do Estado. No território do município nascem águas que são responsáveis pelo abastecimento de 61% das cidades gaúchas. “É preciso construir um desenvolvimento sustentável que é o que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidades das gerações futuras suprirem suas próprias necessidades”, explica a vereadora.
Nos próximos dias serão decididos os vereadores que serão membros da Frente, assim como o presidente, vice-presidente e relator. Os representantes da sociedade civil que tiverem interesse em integrar a Frente devem fazer solicitação junto à Câmara de Vereadores.