Nesta quarta-feira de cinzas (14), data em que é aberta oficialmente a quaresma, por iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade. O lançamento ocorre em todo o país.
Na Arquidiocese de Passo Fundo, a apresentação da temática foi realizada pelo arcebispo dom Rodolfo Luís Weber e pelo coordenador de Pastoral, padre Ari Antônio dos Reis. Foram recebidos os representantes dos meios de comunicação. Durante a quarta-feira serão celebradas três missas na Catedral Nossa Senhora Aparecida, com a abordagem do tema (12h, 16h e 18h).
O tema da Campanha da Fraternidade deste ano é “Fraternidade e Amizade social” e tem como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). O objetivo geral é contribuir para nos despertar sobre o valor e a beleza da Fraternidade humana, promovendo e fortalecendo a experiência da Amizade Social. O desafio apresentado é o de superar a cultura da indiferença. O tema da Amizade social convida a refletir sobre as causas dos conflitos, a hostilidade na relações humanas e a agressividade interpessoal.
O tema da Campanha da Fraternidade 2024 visa garantir os vínculos de amizade, capazes de estimular a comunhão, a reconciliação entre as pessoas e o espírito fraterno favorecendo a promoção do bem comum. De acordo com o documento da CNBB, os cristãos são desafiados a estimular o desenvolvimento integral que é consequência da consciência ativa da corresponsabilidade para com a promoção da paz e da justiça.