A Arquidiocese de Passo Fundo, por meio da Pastoral das Migrações, celebrará no dia 4 de outubro, sábado, às 14h, no Santuário Nossa Senhora Aparecida , o Jubileu do Imigrante e do Refugiado. O encontro tem como lema “Peregrinos de Esperança”.
Baseado no documento do Papa Francisco, “A Esperança não Decepciona”, o Jubileu busca refletir sobre vários temas dentre eles, a migração atual.
Haverá ônibus partindo da Catedral, até o local. Além da celebração, haverá o momento da degustação, com pratos típicos dos países representados.
A coordenação destaca que ninguém melhor do que o imigrante para desenvolver a dimensão da Esperança, como peregrino que é. “Essa Esperança é alimentada pelo desejo de se dar bem num espaço desconhecido, de ser acolhido, bem aceito e viver uma vida digna, com trabalho, educação, saúde e boa convivência social. Aos que os recebem, a graça do Jubileu se expressa na solidariedade, na oferta de trabalho, moradia, auxílio no que for mais necessário e na criação de momentos de integração social, para que ninguém se sinta estranho, estranhado ou estrangeiro, muito menos indiferente e excluído. Enfim, será um momento de reflexão, celebração e integração cultural festiva. Imigrantes são convidados a participar”.
Pela coordenação, João Carlos Tedesco e Marilena Catarina Centenaro estiveram na Rádio Planalto News (92.1) para apresentar os detalhes. Reportagem especial será apresentado no sábado, a partir das 8 horas, no programa Juntos Como Irmãos.