Os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida serão comemorados intensamente pelos brasileiros, em homenagem à padroeira. A proposta foi elaborada em conjunto pela Arquidiocese de Aparecida e Santuário Nacional, a pedido do cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida.
A programação, que já começou e deverá se estender até o ano de 2017, busca promover a evangelização e reavivar o sentimento de corpo eclesial no país, pela devoção à Nossa Senhora Aparecida, a partir do Santuário e das Igrejas Particulares.
Dentro das atividades previstas, haverá a visita da imagem que sairá da cidade de Aparecida em São Paulo por todo o Brasil. Serão percorridas as capitais da federação e também as arquidioceses.
A Arquidiocese de Passo Fundo se integra à programação. Ainda não é possível se informar quando a imagem chegará às comunidades locais, mas haverá um amplo trabalho nesse sentido, como ocorreu com o ícone de Nossa Senhora e a cruz da JMJ. Os jovens serão integrados nas atividades.
A informação é da irmã Salete Inês Rambo, que coordena o Setor Juventude.
Nossa Senhora Aparecida é também a padroeira da Diocese de Passo Fundo.