Passo-fundense manipula frutas, verduras e legumes e os transforma em objetos de decoração comestíveis.
Durante tratamento de uma doença, Mara Falcão, 41 anos, aproveitou seu tempo para colocar a criatividade em ação. Ao descascar uma maçã, deu início a diferentes cortes, realizou diferentes traços e obteve um resultado surpreendente. Desde então, qualquer fruta, legume ou verdura passou a ser manipulada e transformada. As formas são as mais diversas: passarinhos, pinguins, papagaios, borboletas, ursinhos, cisnes e muitos outros. As frutas de porte maior emolduram logomarcas de empresas ou caricaturas.
Técnica em Nutrição pela Escola João de Césaro e Técnica em Alimento (UPF), Mara sempre colocou em prática os ensinamentos obtidos nos cursos que realizou. O reaproveitamento está presente em todos os seus trabalhos. Cascas, sementes e talos ajudam a compor a decoração e a criação dos trabalhos.
Como acadêmica do curso de Serviço Social, na Faculdade Anhanguera, Mara pretende repassar seu conhecimento para outras pessoas, possibilitando a geração de renda, principalmente para aquelas famílias mais carentes. “Conhecimento só tem valor quando você divide”, relata ao dizer que não pretende manter essa arte somente para si.
Para facilitar a manipulação dos alimentos ela utiliza facas especiais, mais finas (leves) e também muito mais afiadas do que as facas de uso diário. Questionada sobre a utilização de outros equipamentos ou utensílios, Mara diz não serem necessários. “É só deixar a imaginação e a criatividade fluir que tudo fica lindo e perfeito”. Desperdícios também não ocorrem, caso um desenho não saia como imaginado é possível transformá-lo, “mas já comi muita fruta”, confessa ao lembrar de trabalhos que não deram certo.
Os trabalhos já desenvolvidos por ela estão disponíveis em seu endereço no facebook (Mara Falcao). Contatos e outras informações podem ser obtidos através do email – marafalcao2010@hotmail.com ou pelo telefone (54) 9634-6530.
*Texto Cristine Kayser/ Revista Somando











