Grupo Planalto de comunicação

As inscrições para participar do Projeto “Segundas Fotográficas no IHPF – Passo Fundo na Fotografia” continuam abertas Encontros promovidos pelo Instituto Histórico de Passo Fundo buscam incentivar a preservação da memória local por meio da conservação fotográfica

Foto: Instituto Histórico de Passo Fundo

O Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) segue com inscrições abertas para o projeto Segundas Fotográficas – Passo Fundo na Fotografia. A iniciativa é gratuita, aberta ao público de todas as idades e tem como objetivo aproximar a comunidade da história local através da fotografia.

O foco do projeto é a conservação de um valioso acervo, que remonta à história da fotografia no período analógico. O acervo inclui câmeras fotográficas, com itens datados desde 1900, além de suportes fotográficos em negativo e positivo. Essas coleções de fotografias e equipamentos contribuem para o entendimento dos processos fotográficos dos séculos XIX e XX, além de preservarem a história local. Entre os itens em destaque estão negativos de vidro, produções em ferrótipo e ambrótipo, carte-de-visite, postais, fotografias avulsas em diferentes tipos de papel e álbuns fotográficos.

Os encontros são conduzidos pela equipe do IHPF, que fornece orientação técnica, materiais didáticos gratuitos e acompanhamento durante as atividades. Embora o trabalho de higienização e conservação não seja complexo, ele exige atenção e cuidado, oferecendo uma experiência prática e educativa para os participantes, ao mesmo tempo em que promove a valorização e preservação de documentos históricos.

As atividades acontecem na sede do IHPF, localizada na Rua Teixeira Soares, 1268, em Passo Fundo (RS), todas as segundas-feiras, das 18h às 20h30. Os encontros são direcionados tanto para quem já possui interesse em história e fotografia quanto para quem deseja conhecer mais sobre o patrimônio cultural da cidade.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail ihpf@ihpf.com.br. As atividades têm o apoio do Edital Cultura Viva, do Governo Federal, com financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (54) 99165-2472.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais