Grupo Planalto de comunicação

Assembleia da CNBB: bispos e arcebispos participam de retiro no fim de semana

Continuam neste sábado (22)  os trabalhos do episcopado brasileiro reunido em Aparecida para a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste sábado os mais de 400 bispos, entre aqueles na ativa e eméritos, depois de uma manhã com uma sessão de trabalhos dedicam a tarde deste sábado e a manhã de domingo para uma pausa nos trabalhos, participando do retiro espiritual que será conduzido pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes. O retiro se encerra com uma caminhada que tem início no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho até ao Santuário Nacional, com a Santa Missa ao meio-dia.

Está presente o arcebispo de Passo Fundo, dom Rodolfo Luís Weber.

Na segunda-feira, 24, a rotina do episcopado com diversas atividades, entre reuniões, e orações, terá votações. A Assembleia deste ano é eletiva, pois os bispos devem eleger a nova presidência da CNBB, que atuará no próximo quadriênio, entre eles: quatro membros para compor a presidência; 12 para compor a presidência de cada uma de suas comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023.

No dia de ontem, sexta-feira o episcopado brasileiro acompanhou a apresentação da metodologia a ser desenvolvida com o intuito de atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), à luz do processo do Sínodo dos Bispos (2021-2024).  Na última Assembleia Geral da CNBB, em agosto no ano passado, os bispos tomaram a decisão de não aprovar novas diretrizes, contudo, atualizá-la depois do processo do Sínodo. Nesse sentido, as diretrizes atuais continuam em aplicação e encaminhando a vida eclesial da Igreja no Brasil. Foram ainda assuntos em diálogo entre os bispos na manhã desta sexta-feira, as etapas nacional e latino-americana do Sínodo (2021-2024).
Foi ainda apresentado o balanço do 18º Congresso Eucarístico Nacional realizado em Recife (PE), em 2022; e falou-se sobre o Jubileu de 2025.

Créditos: Vatican News

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais