A Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (Feff/UPF) receberá entre terça e quarta-feira (28 e 29/04) os 25 atletas do Sport Clube Gaúcho. Eles realizarão diversos testes físicos no Laboratório de Biomecânica que são fundamentais para desenvolver o máximo potencial de cada atleta em campo. As avaliações a serem realizadas são do nível de força de membros inferiores dos atletas para verificar se estão adequados e equilibrado
Conforme o professor Cleiton Bonna, responsável pelo trabalho, as avaliações realizadas incluem flexibilidade (para analisar a flexibilidade dos membros inferiores dos atletas); impulsão horizontal e vertical (verificar a força de potência dos membros inferiores em impulsão); flexão e extensão no dinamômetro isocinético (analisar a força na extensão e flexão, comparando direita e esquerda e comparando o nível de força que cada atleta está, verificando se está em um padrão de força adequado ou se há um desequilíbrio muscular.
Para a realização do teste, os atletas realizam um aquecimento de cinco minutos na bicicleta ergométrica. Depois é verificada a flexibilidade no banco de wells. Na sequência é verificada a impulsão horizontal por meio do salto em distância, e, após, a impulsão vertical em um equipamento chamado Jump test, que analisa o quanto o atleta sai do chão. “Após isto o atleta irá sentar na cadeira do equipamento dinamômetro isocinético Biodex System 3 Pró, onde é avaliada a força de cada membro inferior na parte anterior e posterior da coxa (quadríceps e isquiotibiais), verificando se há equilíbrio muscular ou déficit muscular além da relação agonista/antagonista (que é a proporção da musculatura no mesmo membro verificando se está em percentual adequado para aquele atleta)”, conclui o professor. A UPF tem uma estrutura completa e frequentemente realiza parcerias com clubes esportivos para a realização da avaliação de atletas que de outra forma teriam dificuldades em realiza-los.
Foto: Gelsoli Casagrande











