O reitor da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), professor Jaime Giolo esteve em Passo Fundo visitando as obras do campus da instituição, junto às instalações do antigo quartel. A visita aconteceu na manhã de segunda-feira, 25 e também contou com a presença do professor Vanderlei Farias, diretor do campus de Passo Fundo. Segundo o professor Jaime Giolo, depois de feita a terraplanagem, deve ser erguido um prédio de quatro pavimentos, que vai permitir a instalação do curso de Medicina de maneira integral.
“A primeira etapa é a parte estrutural, que é de pré-moldados e na sequência vamos completar a obra. Deve ser licitada nos próximos dias. Esperamos até o final do ano que vem, que esteja pronto. Isso representa a materialização de um projeto que já vem sendo trabalhado há bastante tempo e a materialização da nossa casa definitiva”, conta.
O investimento feito no local nesta primeira fase é na ordem de R$ 10 milhões, segundo o professor Jaime. “Isso para esse primeiro prédio. Devemos ter um investimento total aqui de R$ 30 milhões”. Todos os nove cursos a serem instalados no campus de Passo Fundo, são na área da Saúde. As atividades devem ter início no campus em 2017.
O professor Vanderlei se diz muito satisfeito com o andamento das obras e que isso muda sua visão sobre o campus de Passo Fundo. “Estamos muito felizes e com alegria levamos à comunidade essa notícia de que temos uma universidade federal em Passo Fundo, que oferece o curso de Medicina. As pessoas passam por aqui veem que as obras estão iniciando, no ligam e nos parabenizam. Esse é o primeiro passo de muitos que virão”.
O presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária (Acisa), Marco Matos, conta que a instalação do campus da UFFS no município traz desenvolvimento, não somente para a área da Educação, mas para outras, que são diretamente afetadas positivamente pelos estudantes, que procuram o município para se instalar.
“A chegada da UFFS em Passo Fundo trouxe um ganho importante, não só porque trouxe o ensino gratuito, mas porque trouxe renda. O impacto financeiro que temos hoje é muito importante porque registra o crescimento do setor imobiliário e de outros serviços. A Acisa, é claro, celebra esse momento”.