As aulas na rede municipal de ensino de Muçum (RS) voltam no dia 04 de outubro, exatamente um mês após o ciclone extratropical provocar a maior enchente da história de Muçum. As escolas que receberão os alunos serão a Escola de Ensino Fundamental Jardim Cidade Alta e a Escola de Educação Infantil Pingo de Gente, as duas únicas que não foram impactadas pela enchente.
São 114 profissionais afastados de seus postos de trabalho e 460 alunos longe das salas de aula, desde o dia 23 de agosto, quando o município foi acometido pela maior tempestade de granizo de sua história. As cinco escolas da rede municipal de ensino foram afetadas por este fenômeno. O educandário do bairro Jardim Cidade Alta, uma das regiões mais altas da cidade, foi um dos prédios mais atingidos. Ontem, dia 27, a escola esteve recebendo telhado novo, fruto de uma doação de instituição voluntária.
Em seguida o ciclone extratropical, que gerou a maior enchente de Muçum, entre os dias 04 e 05 de setembro, só aumentou o período de recesso escolar. Três das cinco escolas municipais foram severamente atingidas pela tragédia, sendo tomadas pelas águas. A Escola de Ensino Fundamental Castelo Branco, o Colégio Alternativo e a Escola de Ensino Infantil Família Feliz, tiveram suas estruturas comprometidas e precisarão de um tempo maior para apresentarem condições de receberem os estudantes novamente.