A instituição hospitalar passa pela maior obra estrutural de sua história. São previstas para este ano as entregas de espaços como o Novo Centro de Diagnóstico, a Farmácia Interna e o setor administrativo. Ainda, para o primeiro trimestre de 2024, estão programadas as entregas de 32 novos leitos de internação adulto e a Farmácia 24 horas
O Hospital Municipal foi inaugurado em 1959, abrindo os atendimentos para a população em 1960. Hoje, 63 anos após o início das atividades, a instituição hospitalar passa pela maior obra estrutural de sua história. Desde 2018 a Prefeitura está executando um projeto que garantirá condições adequadas e modernas para a prestação dos serviços e acolhimento dos pacientes e já entregou espaços essenciais, como a nova emergência e o Hospital Dia da Criança.
Na tarde desta terça-feira (27), o prefeito Pedro Almeida convocou uma reunião com a direção do hospital e a Secretaria Municipal de Planejamento para alinhar o andamento das obras. “O cronograma está dentro do previsto. Nos próximos meses, teremos a entrega de espaços como o Novo Centro de Diagnóstico, a Farmácia Interna e o setor de administrativo, além de uma série de recuperações internas. O Hospital Municipal teve a sua fachada reformada, o que já trouxe uma importante transformação. Mas as obras acontecem também no seu interior para que a comunidade tenha um local adequado e acolhedor. Abrimos a nova emergência e o Hospital Dia da Criança no ano passado e seguimos trabalhando em outros setores”, afirma.
Conforme explica a arquiteta responsável, Larissa Rezende, as intervenções, que compreendem reformas e ampliações, foram divididas em 10 etapas a fim de que a instituição continue em funcionamento. “O Município está recuperando um hospital que não parou de fazer atendimentos. Por isso, fizemos uma setorização até que 100% da instituição seja reformada. Foram entregues as três primeiras etapas e outras cinco estão em andamento”, considerou.
De acordo com o diretor-geral, Roger Teixeira Borges, o olhar do governo municipal ao Hospital tem o reposicionado como uma referência. “A qualificação da estrutura e a contratação constante de profissionais comprovam a importância do Hospital Municipal para a população de Passo Fundo”, menciona.
No total, estão sendo investidos nas obras cerca de R$ 20 milhões. Esse valor inclui recursos próprios do Município, investimentos do Governo do Estado e recursos de emendas parlamentares.
Entenda as obras
Confira o que já foi feito, o que está em andamento e o que está sendo licitado:
1ª etapa – concluída
Reforma e ampliação dos setores de apoio logístico, central de gases medicinais e abrigo de resíduos; requalificação do passeio público; do estacionamento e das fachadas; entrega do setor de enfermaria.
2ª etapa – concluída
Nova emergência.
3ª etapa – concluída
Hospital da Criança; reforma do telhado do bloco cirúrgico; telhado.
4ª etapa – em andamento
Reforma e ampliação do Centro de Diagnóstico.
5ª etapa – em andamento
Ampliação do setor administrativo e da farmácia interna.
6ª etapa – em andamento
Ampliação dos setores de apoio logístico; gerador.
7ª etapa – em andamento
Reforma do Centro Cirúrgico, Central de Materiais esterilizados e Agência Transfusional.
8ª etapa – em andamento
Reforma da ala de internação.
9ª etapa – em andamento (aguarda entrega dos demais setores para iniciar a intervenção)
Reforma dos setores de serviço, nutrição e dietética, almoxarifado, arquivo e manutenção.
10ª etapa – (aguarda entrega dos demais setores para iniciar a intervenção)
Reforma do ambulatório odontológico e laboratório de análises clínicas.