Grupo Planalto de comunicação

Balcão do Consumidor UPF completa 19 anos de orientação gratuita à comunidade Criado em 2006, o projeto de extensão do curso de Direito consolidou-se como um dos principais espaços de defesa da cidadania e promoção do acesso à justiça na região

Foto: Bruna Petri (UPF)

No dia 29 de setembro, o Balcão do Consumidor da Universidade de Passo Fundo (UPF) celebra 19 anos de atividades. Criado em 2006, o projeto de extensão do curso de Direito consolidou-se como um dos principais espaços de defesa da cidadania e promoção do acesso à justiça na região, oferecendo atendimento gratuito à população em questões relacionadas às relações de consumo.

Ao longo de quase duas décadas e presente em diferentes municípios da região, o Balcão do Consumidor UPF tornou-se referência estadual no atendimento ao cidadão, acolhendo milhares de pessoas, realizando esclarecimentos, mediações e encaminhamentos de demandas de forma rápida e acessível. Além de auxiliar a comunidade, o Balcão também cumpre um papel fundamental na formação prática dos acadêmicos do curso de Direito da Universidade, que vivenciam situações reais de atendimento sob a orientação de professores.

Para o diretor da Unidade, professor Rogério da Silva, o Balcão representa um marco pioneiro na extensão universitária: “O Balcão é o projeto pioneiro de extensão. O curso de Direito da UPF foi pioneiro em criar essa modalidade de solução de conflitos de forma extrajudicial”, lembra.

Anualmente, milhares de pessoas são atendidas, em convênios com prefeituras municipais e com o Ministério Público Estadual. Além disso, o diretor ressalta que foram dezenas de alunos que, ao longo desses 19 anos, tiveram a experiência de trabalhar no Balcão e que hoje são profissionais qualificados. “O projeto também inspirou a criação de uma rede de balcões em diferentes faculdades do estado. O consumidor confia nesse trabalho, feito com qualidade por professores, alunos e funcionários, o que o torna fundamental para o sistema gaúcho de defesa do consumidor”, afirma.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp