Grupo Planalto de comunicação

Balcão do Migrante e Refugiado UPF: venezuelanos são maioria dos atendidos em Passo Fundo Patricia Grazziotin Noschang, coordenadora do Balcão do Migrante e Refugiado apresentou detalhes do trabalho realizado, em entrevista à Rádio Planalto News

Foto: UPF (divulgação)

O programa Comando Popular, da Rádio Planalto News (92.1), recebeu a Dra. Patricia Grazziotin Noschang, coordenadora do Balcão do Migrante e Refugiado. Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade de Passo Fundo, através da Faculdade de Direito.

Na entrevista concedida, a coordenadora apresentou as ações desenvolvidas, com encaminhamento de documentos de pessoas que chegam de outros países. O atendimento não é apenas para pessoas que vêm para Passo Fundo, mas também para a região.

Os migrantes chegam em grande parte sozinhos e, diante das melhorias de condições de vida com os trabalhos em que atuam trazem suas famílias. Outros já chegam com seus familiares.   No processo de migração, há aqueles que demonstram a intenção de permanecer em Passo Fundo, por exemplo, e aqueles de passagem rápida, e que com o tempo se deslocam para outros locais.

A Venezuela lidera em número de migrantes na capital do Planalto Médio. Segundo os dados do Balcão do Migrante e Refugiado da UPF, 61% dos atendimentos realizados foram direcionados a jovens adultos acima dos 22 anos. A maior fatia vem da Venezuela, com 80% das solicitações. Na sequência estão pessoas vindas de Cuba, da Argentina e Bangladesh. Países como África do Sul, Alemanha, Angola e Benin também estão entre os mais registrados do Balcão.

Os dados do relatório apontam que os migrantes que estão em Passo Fundo aumentaram as suas renovações de residência. “As pessoas estão em Passo Fundo e gostam do município, e estão aqui para ficar, como é o caso dos venezuelanos, que não têm interesse de voltar para seu país, segundo Patricia Grazziotin Noschang. Houve uma redução no número de senegaleses. Houve, de outra parte, recentemente, o aumento da vinda de famílias da Argentina, em busca de colocação no mercado de trabalho, principalmente com atuação em propriedades rurais.

O Balcão do Migrante e Refugiado, projeto de extensão da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo, realiza também atendimentos para quem busca refúgio ou solicita registro de residência na cidade.

No ano de 2024, o Balcão Migra registrou 5.200 atendimentos, uma alta de 73% comparado a 2023, ano em que cerca de 3 mil pessoas buscaram apoio no projeto. Entre as principais requisições estão renovação de residência (42,2%), solicitação de residência pela primeira vez (15,8%) e registro de refúgio concedido (13,3%). Mais de 800 pessoas migraram para a região só no ano passado, enquanto 2.195 renovaram seus registros de residência. O número de concessões de refúgio também é expressivo: foram 676 solicitações em 2024.

Em Passo Fundo, os atendimentos são realizados no prédio U1, na Faculdade de Direito, localizada no Campus I da UPF. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316 8178 e pelo e-mail balcaomigra@upf.br. Já para quem busca atendimento em Marau encontra o Balcão na Rua Padres Capuchinhos, nº 136, Centro, e pode tirar dúvidas pelo e-mail balcaomigramarau@upf.br .

 

ACOMPANHE A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

Facebook
Twitter
WhatsApp