Grupo Planalto de comunicação

Banco de Tecidos do Hospital São Vicente de Paulo é citado em artigo internacional

O médico ortopedista e integrante do Serviço de Ombro e Cotovelo do HSVP/IOT, Dr. Osvandré Lech, é coautor do artigo científico intitulado “Treatment of Periprosthetic Fracture of the Proximal Humerus with Structural Allograft” (Tratamento da Fratura Periprotética do Úmero Proximal com Aloenxerto Estrutural), publicado na Acta Scientific Orthopaedics, revista internacional especializada em ortopedia. 

O trabalho aborda a importância do Banco de Tecidos do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, no suporte de cirurgias complexas de reconstrução do ombro em outras instituições de referência. O texto científico foi escrito em conjunto com a enfermeira da Organização de Procura de Órgãos (OPO3) e do Banco de Olhos do Hospital Pompéia, de Caxias do Sul, Ana Paula Concatto Casagrande. 

Segundo o Dr. Osvandré, o artigo descreve um caso complexo de uma paciente de 80 anos que teve problemas de deslocamento após a colocação de uma prótese no ombro direito, criando significativa limitação funcional. “Uma cirurgia de revisão foi realizada pelo Dr. Alexandre Almeida e equipe no Hospital Pompéia, na cidade de Caxias do Sul, onde um novo implante foi utilizado. Para melhor estabilidade do implante, os autores utilizaram osso de doador, denominado aloenxerto, que foi obtido no Banco de Ossos do HSVP. A paciente evoluiu muito bem e recuperou a independência de mobilidade do ombro”, detalha o especialista.

O Banco de Tecidos Musculoesqueléticos do HSVP é o único em atividade no Estado do Rio Grande do Sul. “Ele possui importância ímpar na condução de procedimentos complexos, pois fornece material humano de imprescindível importância para todo o país”, conclui Dr. Osvandré.

Créditos: Liliane Ferenci – Comunicação HSVP

[foto=112029]

Facebook
Twitter
WhatsApp