A Be8, empresa de energias renováveis, e o Banco do Brasil celebraram nesta sexta-feira (21/11), durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), um Protocolo de Intenções para estudos e tratativas com vistas a viabilizar a substituição do diesel mineral utilizados nos grupos geradores da instituição pelo novo biocombustível Be8 BeVant®. As empresas estabelecem a partir deste momento compromissos de cooperação mútua para a realização de estudos e tratativas com vistas a viabilizar a operação.
Nesse período, será conduzida a análise de compatibilidade técnica, financeira, jurídica, regulatória e operacional do Be8 BeVant® com o parque de grupos geradores instalado, considerando a diversidade de marcas e modelos de equipamentos. Os números de geradores envolvidos e volume a ser ofertado serão definidos após o estudo.
“Como instituição financeira mais sustentável do mundo, buscamos continuamente soluções inovadoras que reforcem a nossa agenda de descarbonização”, comentou Francisco Lassalvia, Vice-Presidente de Atacado do Banco do Brasil. “A parceria com a Be8 representa mais um passo concreto nessa trajetória, ao explorar um biocombustível que pode acelerar a transição energética do Banco do Brasil. Estamos comprometidos em ampliar o uso de fontes limpas e elevar o padrão de sustentabilidade das nossas operações”, completou Lassalvia.
“É muito importante estarmos juntos com o Banco do Brasil, que é uma referência no segmento financeiro global e com comprometimento com a sustentabilidade, com esta solução pronta e que permite que a instituição cumpra seus compromissos de descarbonização no curto prazo”, destacou Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8.
“O Be8 BeVant®️ é uma solução de alta performance e pronta para cumprir essa missão de descarbonização. Esta é uma entrega prática da COP 30 e as Conferência das Nações Unidas devem promover as ações efetivas para cumprir as metas de descarbonização”, completou Battistella.
Be8 BeVant®
O Be8 BeVant® tem potencial de reduzir até 99% das emissões do tanque à roda quando comparado ao diesel de origem fóssil. Com maior teor de éster, ele reduz até 50% as emissões de CO (monóxido de carbono), até 85% a emissão de materiais particulados e em até 90% de fumaça preta. A qualidade é comprovada com maior lubricidade considerando ULSD (Ultra Low Sulfur Diesel) máximo de 2 ppm, o teor de monoglicerídio é abaixo de 0,25%, a contaminação total residual fica abaixo de 2 ppm e apresenta 35% menos teor de água.
É indicado para atender as demandas dos setores de logística, de transportes coletivos e de cargas nos modais rodoviário, hidroviário, marítimo e ferroviário, assim como equipamentos para a produção de minérios e geradores.
Rota Sustentável COP 30
Com estande na Green Zone da COP 30, realizada em Belém (PA), a Be8 apresentou junto com a Mercedes Benz o projeto de testes comparativos para avaliação do Be8 BeVant® em motores Euro 6. A chamada “Rota Sustentável COP 30”, que percorreu mais de 4 mil quilômetros por estradas brasileiras, partindo de Passo Fundo (RS) e chegando em Belém (PA), sede da COP30, indicou que foram reduzidas em aproximadamente 99% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na avaliação do novo biocombustível no processo de combustão (conceito do “tanque à roda”).
Os cálculos preliminares realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que realizou as medições de acordo com protocolos técnicos robustos, transparentes e auditáveis, ao final da caravana. “Esta foi uma jornada feita com precisão em planejamento e excelência em realização para demonstrar o Be8 BeVant® como solução de descarbonização para o agora para os vários modais de transporte e motores estacionários como os geradores”, destaca Camilo Adas, Diretor de Transição Energética e Relações Institucionais da Be8.
Sobre a Be8
A Be8 é uma empresa líder em produção de biodiesel, com capacidade instala de 1,47 bilhão de litros do biocombustível por ano, com foco global em energias renováveis para implementar novas matrizes energéticas por meio de um ecossistema circular de inovação. Com foco em uma produção que garante um futuro com recursos naturais, a empresa faz entregas sustentáveis para as pessoas, os negócios e o planeta.
A Companhia é integrante da holding ECB Group e foi fundada em 2005. A sede da Companhia fica em Passo Fundo (RS) e contamos com escritórios administrativos em São Paulo (SP), em Cuiabá (MT), em Genebra, na Suíça e em Dubai (Emirados Árabes Unidos), responsáveis por comercializar a nossa produção de Passo Fundo (RS), Marialva (PR), Nova Marilândia (MT), Floriano (PI), Santo Antônio do Tauá (PA), La Paloma (Paraguai) e Domdidier (Suíça).











