Nesse sábado (16), policiais militares, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Miliar (BABM), apreenderam material usado na pesca ilegal, na Barragem do Rio Passo Fundo, em Ronda Alta.
Durante o patrulhamento aquático preventivo, na área alagada da Usina Hidrelétrica – UHE do Passo Fundo, a equipe do 3º BABM localizou, instalados no ambiente aquático, 350 (trezentos e cinquenta) metros de redes de pesca, de malhas diversas, inclusive, do tipo “feiticeira”, rede, extremamente, predatória pois captura peixes de todos os tamanhos. Também, foi apreendido 01 (um) espinhel de 150 (cento e cinquenta) metros, armado nas águas.
Peixes das espécies Traíra, Cascudo, Cará, Tilápia e Lambari, que estavam presos às redes, foram devolvidos ao ambiente aquático.
Os responsáveis por inserir os petrechos na barragem não foram identificados. O material foi apreendido e será incinerado.
Redes de pesca “fantasmas” (inseridas e abandonadas no ambiente aquático) são a principal fonte de contaminação de plástico nos rios e mares, e também matam involuntariamente uma fauna proibida de ser pescada, como peixes pequenos, tartarugas e até aves aquáticas que ficam presas ao petrecho*.
3º BABM | Carazinho